top of page

Atividades
Diálogos interdisciplinares em torno do corpo, do sentido e dos processos de subjetivação.
Projetos de Pesquisa
Situação contemporânea e dimensões estruturais: perspectivas em fenomenologia crítica e abordagem gestaltica
Este projeto tem como objetivo discutir a produção de subjetividades em perspectiva crítica e transdisciplinar, tendo como foco os fenômenos estruturais: raça, classe, gênero e sexualidade. A abordagem é fenomenológica e tem como referências principais a fenomenologia crítica e a abordagem gestaltica.
Gestalt-Terapia e Fenomenologia: múltiplas perspectivas de um diálogo
Este projeto tem como objetivo investigar de modo sistematizado o diálogo estabelecido entre a Fenomenologia e a Gestalt-Terapia, explorando na literatura e por meio de entrevistas com teóricos e pesquisadores do campo da Gestalt-Terapia e da exploração bibliografica por meio do método estado da Arte e Revisão sistemática, os referenciais fenomenológicos que utilizam na exploração teórica e prática da Gestalt-Terapia
O gesto-corpo e a obra de arte entre silêncio e expressão: natureza, cultura e história em perspectivas fenomenológicas
Neste projeto visamos a dar prosseguimento aos diálogos com alguns autores da fenomenologia. O entrelaçamento natureza, cultura e história é objeto desta pesquisa, que tem como desafio movimentar-se nas dimensões ontológica e ôntica, na filosofia, na psicologia e na arte, na tentativa de ampliar nossa compreensão dos processos de subjetivação. Pesquisar reflexões teóricas em torno de processos artísticos centrados no corpo e na gestualidade, no campo da performance, dança e teatro nos permitirá também incorporar perspectivas no campo da arte que contribuam para essa discussão.
Grupos de estudo
Estudos em Relações Raciais:
Discussões de textos em torno da branquitude, racismo e temas relacionados.
Grupos de pesquisa
Quinta coletiva
Discussão das pesquisas em andamento
bottom of page